Dúvidas Frequentes

Listamos aqui as principais dúvidas de nossos clientes. Caso não encontre aqui a resposta para todas as suas dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Dúvidas Frequentes

1 - Posso zera a conta?

Você pode gerar além do consumo, mas não será possível zerar a conta. O custo de disponibilidade é uma taxa cobrada pelas concessionárias para cobrir os gastos com manutenção da rede de distribuição de energia elétrica. É cobrada uma TAXA INDEPENDENTEMENTE DA QUANTIDADE DE ENERGIA CONSUMIDA NO PERIODO.

A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), através da resolução normativa 414/2010, determina que as taxas de consumo mínimo serão atribuídas de acordo com o padrão da rede de conexão com a rede elétrica. Segundo estes valores para o calculo da cobrança mínima:

– Rede monofásica: Valor em moeda equivalente a 30 KWh

– Rede Bifásica: Valor em moeda equivalente a 50 KWh

– Rede Trifásica: Valor em moeda equivalente a 100 KWh

Desta forma, caso o consumo de energia seja inferior ao mínimo estabelecido, o usuário será cobrado pelo custo de disponibilidade. Tal valor é a taxa mínima de energia multiplicada pela tarifa da concessionária, que varia de acordo com a região.

2 – O que eu faço com a energia gerada que sobrar?

A energia excedente gerada é automaticamente armazenada na rede, gerando um crédito em KWh com validade de 60 meses da data da geração. Estes créditos podem ser utilizados em três situações:

Auto consumo remoto: Trata-se de outra unidade consumidora, caracterizada por meio da titularidade de uma pessoa jurídica ou física, com micro geração ou mini geração distribuída. É possível transferir o excedente desde que a unidade enteja na mesma área de concessão ou permissão.

– Geração Compartilhada: A configuração de da pela reunião de consumidores por meio de consorcio ou cooperativa, também dentro da mesma área de concessão ou permissão. Com isto, o que sobra pode ser compartilhada com outros participantes.

– Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (Condomínios): a utilização da energia solar é caracterizada de forma independente. Cada residência constitui uma unidade consumidora. Enquanto as instalações das áreas de uso comum envolvem uma unidade distinta, de responsabilidade do condomínio.

3 – Posso gerar toda minha energia e desligar do poste?

É possível com o uso de baterias, mas ainda é um sistema cara e não recomendado onde existe uma rede elétrica pública.

4 – Preciso modificar minha rede elétrica para instalar a geração de energia fotovoltaica?

Na maioria das instalações não é necessário modificações. Antes de ser ligada a rede a CEMIG confere se a instalação está em conformidade com o projeto aprovado. Normalmente são necessárias pequenas adaptações de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela CEMIG.

5 – Existem linhas de financiamento disponíveis?

Devido à segurança técnica exigida pela CEMIG e a grande economia gerando ao longo dos anos, bancos como Banco do Brasil, SICOOB e Santander e outros disponibilizam linhas de crédito e juros baixos.

6 – Como iniciar os estudos para viabilizar a geração de energia solar?

Entre em contato com a JBA Energia e solicite um estudo de viabilidade sem custo e sem compromisso. Rápido e fácil.

7 – Posso montar a usina de geração de energia em outro local se eu não tiver telhado ou local par instalar?

Sim, é permitido que a energia seja gerada em um local e consumida em outro, desde que seja na área de atuação da CEMIG.

8 – Quais são as garantias dos equipamentos e vida útil?

Os painéis têm garantia do fabricante de gerar no mínimo 80% da energia especificada nos primeiros 25 anos. Os inversores têm garantia dos fabricantes entre 5 a 10 anos, dependendo do fabricante.

9 – A JBA tem equipe especializada?

Sim, a JBA tem um engenheiro florestal, para área de meio ambiente, técnico em eletrônica e engenheiro elétrico especializados para fazerem os  projetos conforme as normas técnicas homologadas pela CEMIG que nunca liga uma usina se esta não atender aos padrões estabelecidos por ela.

10 – Tudo é feito de acordo com os padrões CEMIG?

Sim. A CEMIG, como concessionária, só faz a ligação de usina se tudo for feito conforme seus altos padrões de segurança e seguindo as normativas da ANEEL.

11 – Posso instalar uma usina em uma fazenda e fornecer energia para um condomínio de casas ou apartamentos inteiros?

Sim, desde que seja constituído uma cooperativa ou condomínio para macro ou mini geração, seguindo as normativas da ANEEL.

12 – Tenho uma loja em uma galeria, onde posso gerar minha energia se não tenho telhado e a loja é alugada?

Dentro da área da CEMIG é possível geração em um local para consumo em outro.

13 – Quem acompanha a geração da usina?

A JBA, após instalar sua usina monitora sua geração para detectar alguma falha que possa surgir e solucionar, sendo este um dos nossos serviços inclusos na garantia de 5 anos.

14 – Preciso sair de casa para instalar a usina em meu telhado?

Não, não é necessário. Nossos instaladores trabalham com segurança para que tudo seja feito com o menor transtorno possível.

15 – É necessário limpar os painéis?

O monitoramento da geração pela JBA detecta toda ineficiência na geração, inclusive poeira, recomendando a limpeza, quando necessário. Normalmente esta limpeza é feita uma vez por ano.

17 – Posso fazer um telhado somente com as placas?

Sim, é possível e muito utilizado em garagens e estacionamentos.

18 – O que acontece com a geração em dias nublados

Em dias nublados pode ocorrer uma menor geração, compensada por dias mais ensolarados, dando uma média interessante ao final do mês.

19 – Garantias Gerais

Instalação: Qualquer reparo necessário na instalação por 5 anos.

Painéis: Garantia de 25 anos pelo fabricante com expectativa de duração de até 40 anos.

Inversores: De 5 a 10 anos contra defeitos de fabricação.

20 - Investidores consultem-nos sobre a possiblidade de investir na geração de energia com a JBA.

Cel / Whastapp: 38 98401-7979

Fixo: 38 2122-0486

Email: contato@jbaenergia.com.br

 

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