Dúvidas Frequentes
Listamos aqui as principais dúvidas de nossos clientes. Caso não encontre aqui a resposta para todas as suas dúvidas, entre em contato com nossa equipe.
Dúvidas Frequentes
Você pode gerar além do consumo, mas não será possível zerar a conta. O custo de disponibilidade é uma taxa cobrada pelas concessionárias para cobrir os gastos com manutenção da rede de distribuição de energia elétrica. É cobrada uma TAXA INDEPENDENTEMENTE DA QUANTIDADE DE ENERGIA CONSUMIDA NO PERIODO.
A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), através da resolução normativa 414/2010, determina que as taxas de consumo mínimo serão atribuídas de acordo com o padrão da rede de conexão com a rede elétrica. Segundo estes valores para o calculo da cobrança mínima:
– Rede monofásica: Valor em moeda equivalente a 30 KWh
– Rede Bifásica: Valor em moeda equivalente a 50 KWh
– Rede Trifásica: Valor em moeda equivalente a 100 KWh
Desta forma, caso o consumo de energia seja inferior ao mínimo estabelecido, o usuário será cobrado pelo custo de disponibilidade. Tal valor é a taxa mínima de energia multiplicada pela tarifa da concessionária, que varia de acordo com a região.
A energia excedente gerada é automaticamente armazenada na rede, gerando um crédito em KWh com validade de 60 meses da data da geração. Estes créditos podem ser utilizados em três situações:
– Auto consumo remoto: Trata-se de outra unidade consumidora, caracterizada por meio da titularidade de uma pessoa jurídica ou física, com micro geração ou mini geração distribuída. É possível transferir o excedente desde que a unidade enteja na mesma área de concessão ou permissão.
– Geração Compartilhada: A configuração de da pela reunião de consumidores por meio de consorcio ou cooperativa, também dentro da mesma área de concessão ou permissão. Com isto, o que sobra pode ser compartilhada com outros participantes.
– Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (Condomínios): a utilização da energia solar é caracterizada de forma independente. Cada residência constitui uma unidade consumidora. Enquanto as instalações das áreas de uso comum envolvem uma unidade distinta, de responsabilidade do condomínio.
É possível com o uso de baterias, mas ainda é um sistema cara e não recomendado onde existe uma rede elétrica pública.
Na maioria das instalações não é necessário modificações. Antes de ser ligada a rede a CEMIG confere se a instalação está em conformidade com o projeto aprovado. Normalmente são necessárias pequenas adaptações de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela CEMIG.
Devido à segurança técnica exigida pela CEMIG e a grande economia gerando ao longo dos anos, bancos como Banco do Brasil, SICOOB e Santander e outros disponibilizam linhas de crédito e juros baixos.
Entre em contato com a JBA Energia e solicite um estudo de viabilidade sem custo e sem compromisso. Rápido e fácil.
Sim, é permitido que a energia seja gerada em um local e consumida em outro, desde que seja na área de atuação da CEMIG.
Os painéis têm garantia do fabricante de gerar no mínimo 80% da energia especificada nos primeiros 25 anos. Os inversores têm garantia dos fabricantes entre 5 a 10 anos, dependendo do fabricante.
Sim, a JBA tem um engenheiro florestal, para área de meio ambiente, técnico em eletrônica e engenheiro elétrico especializados para fazerem os projetos conforme as normas técnicas homologadas pela CEMIG que nunca liga uma usina se esta não atender aos padrões estabelecidos por ela.
Sim. A CEMIG, como concessionária, só faz a ligação de usina se tudo for feito conforme seus altos padrões de segurança e seguindo as normativas da ANEEL.
Sim, desde que seja constituído uma cooperativa ou condomínio para macro ou mini geração, seguindo as normativas da ANEEL.
Dentro da área da CEMIG é possível geração em um local para consumo em outro.
A JBA, após instalar sua usina monitora sua geração para detectar alguma falha que possa surgir e solucionar, sendo este um dos nossos serviços inclusos na garantia de 5 anos.
Não, não é necessário. Nossos instaladores trabalham com segurança para que tudo seja feito com o menor transtorno possível.
O monitoramento da geração pela JBA detecta toda ineficiência na geração, inclusive poeira, recomendando a limpeza, quando necessário. Normalmente esta limpeza é feita uma vez por ano.
Não, não geram calor suficiente.
Sim, é possível e muito utilizado em garagens e estacionamentos.
Em dias nublados pode ocorrer uma menor geração, compensada por dias mais ensolarados, dando uma média interessante ao final do mês.
Instalação: Qualquer reparo necessário na instalação por 5 anos.
Painéis: Garantia de 25 anos pelo fabricante com expectativa de duração de até 40 anos.
Inversores: De 5 a 10 anos contra defeitos de fabricação.
Cel / Whastapp: 38 98401-7979
Fixo: 38 2122-0486
Email: contato@jbaenergia.com.br
Rua Riachuelo, 169 – Centro
Curvelo – MG – CEP: 35790-420